Trilhos: Ativa o teu futuro!

INOPOL Versão Secundária 1 Branco - Horizontal

Concurso StepIN

Atividades de Imersão e Experimentação

O Politécnico de Coimbra, através da sua unidade orgânica INOPOL Academia de Empreendedorismo, promove o Concurso StepIN – Atividades de Imersão e Experimentação que visa fomentar o desenvolvimento de atividades que promovam a empregabilidade e transferência de conhecimento, capaz de potenciar o desenvolvimento pessoal, académico e profissional dos estudantes e recém-diplomados do Politécnico de Coimbra.

O Concurso StepIN visa proporcionar à comunidade do Politécnico de Coimbra um contacto direto e interativo com empresas e organizações, nomeadamente através de visitas de estudo e/ou benchmarking a empresas/organizações/instituições em território nacional.

A promoção de atividades de imersão e experimentação em ambiente organizacional e empresarial pretende incentivar os jovens a escolherem percursos formativos e profissionais ajustados às necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho.

Este concurso é uma iniciativa no âmbito do programa TRILHOS e é uma atividade cofinanciada pelo projeto SKILLS 3.0 – Conhecimento, Pedagogia & Empregabilidade, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu da União Europeia, através do Programa Operacional Capital Humano, com o código POCH-02-53I2-FSE-000006.

Destinatários:

Podem candidatar-se ao Concurso StepIN equipas constituídas por estudantes e/ou recém-diplomados (até 18 meses pós conclusão do seu percurso formativo) do Politécnico de Coimbra, sob orientação de pelo menos um docente, investigador ou técnico da instituição.

Os estudantes participantes no programa Trilhos percorrem 8 passos com a apresentação de candidatura (cada estudante pode integrar apenas uma candidatura).

Elegibilidade:

O Politécnico de Coimbra atribuirá apoio financeiro a atividades que:

→ Promovam a valorização pessoal e profissional dos participantes, a efetiva transferência de conhecimento e a promoção da empregabilidade, designadamente visitas de estudo e/ou benchmarking a empresas/organizações/instituições, incluindo incubadoras e aceleradoras, estruturas de interface, associações empresariais, centros de I&D+I e/ou parques de ciência e tecnologia.

→ Decorram em território nacional.

→ Integrem, no mínimo, 10 estudantes e/ou recém-diplomados do Politécnico sob orientação de, pelo menos, um docente/investigador/técnico da instituição. 

→ Envolvam atividades a implementar até 31 de julho de 2023.

Apoio financeiro e despesas elegíveis:

O valor máximo do apoio financeiro é de 2.500,00€ (dois mil e quinhentos euros) por candidatura.

O número máximo de candidaturas a apoiar no âmbito do presente concurso encontra-se limitado à dotação orçamental disponível.

O apoio financeiro destina-se a custos diretos com deslocação e estadia

Os proponentes das candidaturas apoiadas deverão salvaguardar uma adequada afetação de recursos financeiros e assegurar a boa execução da atividade de imersão e experimentação, no que serão apoiados pela equipa do projeto SKILLS 3.0 e pelo INOPOL, nomeadamente, na tramitação dos procedimentos de contratação pública subjacentes às concernentes despesas, a realizar pelo IPC, e a apresentar ao POCH.

 

Prazo de candidatura:

A fase de candidaturas decorre até ao dia 31 de março de 2023.
A implementação das atividades decorre entre 18 de abril e 31 de julho de 2023.

Regulamento e Candidatura:

Consulte AQUI o Regulamento do concurso, faça o download dos documentos que devem acompanhar a candidatura, e submeta o formulário eletrónico de candidatura disponível abaixo: